Será Que a Lava-Jato Termina Com As Mãos Limpas?

| Postado por | Categorias: Política

Como muitos já sabem, a operação Lava-Jato foi espelhada e está trilhando o mesmo caminho da operação “Mani Pulite” (Mãos Limpas) que aconteceu na Itália nos anos 90.

A situação politica e a corrupção que ocorria na Italia na época é praticamente a mesma da situação atual do Brasil. Tudo que se passou na operação Mani Pulite está de uma maneira quase que inacreditável, se passando na operação Lava-Jato.

A Mani Puliti, conduzida por Joven Juízes italianos (Giovani Giudici) chegou a:

  • Indiciar mais da metade dos politicos do Parlamento Italiano
  • Ter sob suspeita mais de 5,000 figuras proeminentes entre politicos e empresários
  • Concluir que a propina paga a empreiteras e grandes empresas nos anos 80 foi de $4 bilhões de dólares da época aproximadamente $12 bilhões hoje.

O desfecho da operação Mani Pulite foi impressionante:

  • Caiu o governo da chamada Primeira República
  • Vários partidos politicos foram dissolvidos
  • Alguns capitães de indústria e politicos se suicidaram após serem sentenciados e presos
  • Mais de 400 governos municipais foram dissolvidos

A julgar pelos últimos acontecimentos, manifestações populares e provas, dá para se acreditar que com a Lava-Jato o governo Brasileiro, que orquestrou o sistema de propinas para se manter no poder, deve cair. Também é possivel acreditar que os partidos políticos envolvidos venham a ser dissolvidos. Pelo menos essa é a esperança de muitos Brasileiros.

Uma outra esperança dos Brasileiros é que a Lava-Jato, diminua em muito a corrupção no futuro. Não aconteceu na Itália, onde a corrupção hoje é tão grande ou maior do que a da epóca anterior à Mani Pulite. Para isso é preciso que o esforço da Lava-Jato continue sempre, amparado por leis que ajudem a combater a corrupção. Mais importante entretanto, é que o povo Brasileiro daqui para frente vote em líderes sérios que pensem primeiro no país e depois neles mesmos.

Talvez seja um sonho ambicioso demais!.

Comentários em Será Que a Lava-Jato Termina Com As Mãos Limpas?

  1. Vera Lucia Eiras

    Nós, povo brasileiro estamos com muita fé e esperança mas a missão do Sérgio Moro é muito difícil, não para de aparecer sujeira para ser exterminada e agora começa a pipocar que o safado maior vai assumir o Ministério da Casa Civil, foi convidado e aceitou. Vamos que vamos BRASIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *