Brasil Novo Membro da União Européia

| Postado por | Categorias: Política

Ontem acordei com a notícia bomba de que o Reino Unido, decidiu se separar e sair da União Européia. Mais um enorme susto para o coração de um Brasileiro, que já estava se acostumando com as notícias bomba da lava-jato.

brexit-mapEu tinha certeza que os povos do Reino Unido votariam a favor da permanência na União Européia. Fui pego de surprêsa. Mas não fui só eu, muita gente, inclusive os especialistas em mercados de capitais, também não esperavam essa decisão. Pela surpresa, as bolsas de valores no mundo inteiro cairam. Pode se dizer sem motivo, porque nada no mundo mudou de quinta para sexta-feira, quando se soube o resultado do refererendum.

O que irá acontecer com a União Européia e com o Reino Unido, ninguém realmente sabe. Eu vejo dois cenários. O primeiro que todos temem é que haverá um efeito dominó e outros países membros também vão se separar e que a União Européia vai se desmanchar. O segundo é que a União Européia vai continuar a ser forte e o Reino Unido vai perder a Escócia e a Irlanda do Norte, que maioritariamente votaram para permanecer na União, e então vão se separar do Reino Unido. O que o Pais de Gales vai fazer, não tenho certeza. Acredito que deva ficar com a Inglaterra.

No segundo cenário a Inglaterra, cujo império chegou a ser quase do tamanho da metade do mundo, deve voltar a ser o pequeno pais do final do século 15, da época de Henrique VIII, aquele que paralelamente com o que está acontecendo agora, decidiu se separar da igreja católica. Pensando bem, a Inglaterra nunca se considerou mesmo parte da Europa.

Mas, no segundo cenário vejo uma oportunidade para o Brasil, pleitear substituir o Reino Unido e se tornar um membro da União Européia. Afinal, uma grande parte dos Brasileiros são descendentes de Portugueses, Espanhóis, Italianos e até mesmo Franceses, Holandeses e Alemães.

Seria um ganho para ambas as partes. Sendo a economia Brasileira próxima, senão maior do que a do Reino Unido, a União Européia se fortaleceria porque continuaria do mesmo tamanho economicamente o que aumentaria a confiança nos mercados de capitais e na economia do mundo. O Brasil é claro teria muitas vantagens. Já pensou poder circular livremente pela Europa?

Fica lançado o sonho…

 

Comentários em Brasil Novo Membro da União Européia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *